A Companhia Nacional de Abastecimento anunciou o investimento de até R$ 21,7 milhões em iniciativas para amparar os produtores de feijão, com aquisições que pode chegar a 32,4 mil toneladas do grão. Com a autorização do Governo Federal, foram divulgadas medidas de subvenção econômica, na forma de equalização de preços para o feijão da safra 2024/2025, dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No anúncio, que aconteceu na Expointer, o presidente da CONAB, Edegar Pretto, e os diretores de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campo, e de Políticas Agrícolas e Informações, Silvio Porto, detalharam como será realizado o apoio aos agricultores e agricultoras feijoeiros da região Sul do país. Essas são as primeiras ações deste ano para dar suporte ao escoamento de feijão da safra 2024/2025 para fora dos estados de origem da produção.
“Queremos arrematar até 50 mil toneladas de feijão para enxugar este mercado e garantir que nosso produtor receba o mínimo pelo custo de sua produção. Assim ele segue motivado a continuar plantando feijão e os preços fiquem equilibrados nas prateleiras de supermercado”, ressaltou o presidente da Companhia.
Para isso, a Conab realiza, nos próximos dias 10 e 11, os primeiros leilões públicos para auxiliar os produtores dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Os leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), são importantes ferramentas para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.