Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline

Olhar atento

 João Carlos Binicheski

07 de abril de 2024

Máquinas ao chão: o corajoso protesto dos fotógrafos contra a ditadura

  Na tarde do dia 24 de janeiro de 1984, uma terça-feira, os fotógrafos credenciados para cobrir os eventos no Palácio do Planalto, colocaram as câmeras no chão enquanto o Presidente Figueiredo, o último da ditadura militar, desceu a rampa. O episódio teve o objetivo de protestar contra o regime ditatorial, e especialmente contra a maneira grosseira com que o General Presidente tratava o pessoal da imprensa em geral.

 

 

   20 de dezembro de 2023

Ao tentar se defender, Moro se complica mais!

   O ex-juiz e futuro ex-senador Sérgio Moro tem alegado que graças à lava-jato teriam sido recuperados bilhões de reais desviados por corrupção.

Cabe perguntar então: quanto desse montante foi devolvido pelo Presidente Lula? A resposta, obviamente, é nenhum centavo. O que permite uma conclusão entre duas possíveis: ou o atual Presidente realmente não se apropriou de nada ilicitamente, ou os órgãos da lava-jato ou conexos a ela prevaricaram. Não investigaram direito. Fizeram corpo mole. E se investigaram, chegaram a conclusões, não agiram, não ofereceram as competentes denúncias. O que será que Moro prefere? Confessar que prendeu injustamente, ou admitir que prevaricou? 

 Pesquisa nacional vai avaliar uso de câmeras em uniformes policiais

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública está iniciando uma pesquisa envolvendo policiais que usam câmeras corporais. Serão avaliadas a partir dos resultados da pesquisa questões como a valorização e a defesa dos profissionais, a qualidade das evidências, a transparência e a resolução de crimes.

O levantamento demonstra a seriedade com que a questão da segurança vem sendo tratada no atual Governo Federal. Não só foi tomada a medida de adotar os equipamentos, como se busca agora avaliar de forma profunda os seus efeitos e resultados.O Ministério da Justiça e Segurança Pública está iniciando uma pesquisa envolvendo policiais que usam câmeras corporais. Serão avaliadas a partir dos resultados da pesquisa questões como a valorização e a defesa dos profissionais, a qualidade das evidências, a transparência e a resolução de crimes.

O levantamento demonstra a seriedade com que a questão da segurança vem sendo tratada no atual Governo Federal. Não só foi tomada a medida de adotar os equipamentos, como se busca agora avaliar de forma profunda os seus efeitos e resultados. 

   08 de dezembro de 2023

 Facilitação de armas por Bolsonaro beneficiou crime organizado

    No início de 2021 milicianos ocuparam a Favela do Quitungo, Zona Norte do Rio de Janeiro, e passaram a cobrar taxas mensais dos comerciantes. Estes denunciaram a situação, e em abril do mesmo ano a Polícia prendeu seis milicianos em flagrante, efetuando as cobranças.

Dois deles, Marcelo Orlandini, para surpresa dos policiais, eram e Wallace César Teixeira. Na abordagem, uma surpresa: ambos afirmaram que adquiriram suas armas legalmente. Eles tinham o certificado de registro de atiradores desportivos, emitido pelo Exército, e integravam a categoria de Caçadores, Atiradores e Colecionadores, os CACs.

Segundo levantamento do jornal O Globo no início de 2022 havia em todo o País 25 processos criminais envolvendo o uso de armas adquiridas na categoria CACs. Não há dúvida: a facilitação da aquisição de grande quantidade de armas de grosso calibre legalmente fez a festa do crime organizado.

 

 

04 de dezembro de 2023

 

Trabalhistas históricos refundam o PTB

  O Partido Trabalhista Brasileiro havia sido fundado por Getúlio Vargas em 1945, e foi extinto, como todos os demais partidos existentes na época, pela ditadura militar de 64/68.

Após a redemocratização, Leonel Brizola quis recriá-lo, mas a ex-deputada Ivete Vargas acabou levando a sigla, em decisão do TSE, em 1980. Brizola acusava o General Golbery, um dos baluartes da ditadura, de ter influenciado na decisão da Justiça Eleitoral.

Em 2022, a sigla foi incorporada ao Patriota, por não atingir a cláusula de barreira nas eleições. A homologação da fusão, em 9 de novembro passado, abriu caminho para a refundação do Partido. Um grupo de nacionalistas históricos, liderados pelo ex-deputado Vivaldo Barbosa, conseguiu na semana passada registrar em cartório a recriação da legenda.

Assim, após décadas, o partido histórico do trabalhismo volta às mãos de autênticos trabalhistas, após ter sido capturado por vários anos pela direita.

 Duzentos e doze trabalhistas de 20 estados (acima do número mínimo de 110) registraram em cartório e no TSE o novo estatuto do PTB. 

 

   18 de outubro de 2023

Judeus ortodoxos apóiam Palestina

 

    Decididamente, é nada fácil entender os meandros da disputa Israel x Palestina. Não é para amadores, como se costuma dizer. A primeira regra, é não confundir judaísmo com sionismo.

O que muita gente ignora, por exemplo, é que há amplos grupos de judeus com posicionamento pró-palestina, contrários até mesmo à própria criação do Estado de Israel.

O exemplo mais claro, é o Torah Judaism, formado por rabinos ortodoxos. Nas redes sociais, o grupo postou o seguinte:

"Os sionistas estão cometendo genocídio contra o povo palestino. O seu objetivo é destruir todo o povo palestino. Eles não são judeus, são sionistas. Não chame Israel de Estado Judeu, porque Israel é um Estado sionista ocupante. Não chame os sionistas de judeus, eles não têm nada a ver com o judaísmo. Não associe o Sionismo ao Judaísmo, pois o Sionismo não é o mesmo que o Judaísmo.

Repita-se: não se trata de um grupo de judeus com posicionamento à esquerda, progressista; são rabinos ortodoxos!

  11 de outubro de 2023

Combate ao racismo vai estar nos currículos escolares

  A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou no dia 3 de outubro um projeto de lei que  obriga os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio a abordarem o combate ao racismo.  O Projeto de Lei 288/2022 , do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), recebeu relatório favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

 

 04 de outubro de 2023

Conselhos tutelares: mais gente votou

 Levantamentos preliminares indicam que o número de votantes nas eleições deste ano foi pelo menos 25% maior que em 2019. O percentual deverá aumentar, pois falta incluir os números de muitos municípios do interior do País.

Também já é possível constatar avanço ainda maior na participação de eleitores motivados por setores conservadores da sociedade, principalmente igrejas. Há, por exemplo, denúncias que a Igreja Universal teria distribuído colas indicando candidatos  da sua preferência.

 

28 de setembro de 2023

Operação spoofing revela conexão Deltan - Malafaia

 

   Trechos inéditos de diálogos apreendidos pela Polícia Federal na "operação spoofing", indicam relações entre o ex-chefe da Lava jato Deltan Dallagnol e ninguém menos que o Pastor extremista Silas Malafaia.

Em conversa às 18h53 do dia 23 de março de 2017 com o procurador do MPF no Distrito Federal Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, Deltan afirmou que chegou discutir com Malafaia as controversas “dez medidas de combate à corrupção”. Na mesma troca de mensagens, o agora deputado cassado manifestou preocupação quanto à reação à condução coercitiva do Pastor Silas.

Cada dia vai ficando mais evidente que Deltan e Sérgio Moro tornaram-se nada mais que militantes fascistóides infiltrados no MPF e no Judiciário Federal, respectivamente.

 26 de setembro de 2023

E os peixes graúdos?

   Começa a predominar no País uma sensação de que as operações investigatórias e as consequentes condenações somente estão alcançando os "peixes pequenos" dos atos terroristas de 08 de janeiro. Os políticos do alto clero, responsáveis pelas fakes que resultaram no clima de ódio que foi combustível para a tentativa de golpe, os financiadores, ninguém foi condenado até agora. Renomados juristas defendem, inclusive, que a coisa deveria ter iniciado pelos de cima, para que o serviço fosse bem feito.

Saúde vai gerar empregos

   Gerar empregos e riquezas no Brasil, e economizar divisas: estes são alguns dos principais objetivos do Programa lançado pelo Governo Lula, que prevê investimentos de R$ 42 bilhões na ampliação do Complexo Industrial da Saúde. Por depender excessivamente de importações de insumos, o País deixa de gerar preciosas oportunidades de trabalho e negócios. A dependência externa também diminui a segurança e aumenta custos de manutenção do SUS. Golaço de Lula e sua equipe.

 

Quem vai concorrer à Prefeitura em Três de Maio?

  As especulações já correm soltas. Há gente que aposta que teremos mais de dois candidatos à chefia do Executivo.

Os partidos situacionistas falam em releger Corso e Josias. Pelo PT, Copatti é o candidato natural. A grande novidade deverá ser o Advogado Juarez da Silva, já lançado pré-candidato pelo PDT.

 

 15 de setembro de 2023

Delações complicam situação de Jair Messias

 

Duas delações, nesta semana, tornam ainda mais complicada a situação para Jair Messias Bolsonaro.

O hacker Walter Delgatti Neto, em depoimento por videoconferência para a CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, confirmou que o ex-presidente “sabia” e “solicitou” que fosse inserido no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após uma invasão, um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

 

Já o ex-ajudante de ordens, agora delator Tenente Coronel Cid, segundo a edição de hoje da Revista Veja, teria confessado que entregou a Bolsonaro em mãos o dinheiro resultante da venda das joias desviadas do acervo público.Duas delações, nesta semana, tornam ainda mais complicada a situação para Jair Messias Bolsonaro.

O hacker Walter Delgatti Neto, em depoimento por videoconferência para a CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, confirmou que o ex-presidente “sabia” e “solicitou” que fosse inserido no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após uma invasão, um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Já o ex-ajudante de ordens, agora delator Tenente Coronel Cid, segundo a edição de hoje da Revista Veja, teria confessado que entregou a Bolsonaro em mãos o dinheiro resultante da venda das joias desviadas do acervo público. 

 

 

Dias Toffoli acaba com o lava jato

"Armação, um dos maiores erros judiciários da história do País." Assim se pronunciou o Ministro Dias Toffoli, do STF, ao decidir pela anulação de todas as provas obtidas por meio do acordo de leniência com a Construtora Odebrecht.

Para o Presidente Lula a decisão do Ministro da Suprema Corte representa a vitória definitiva no

demorado processo que resultou na sua condenação sem provas; para Moro, Deltan e cia, é somente o começo de uma fragorosa derrota, que poderá resultar até mesmo no pagamento de indenização à União pelos prejuízos provocados pelas medidas que tiveram como objetivo tirar Lula da cena política e destruí-lo moralmente.